Atletas que participaram dos Jogos Universitários Brasileiros são recebidos por autoridades da UFLA
Reitor se reúne com os atletas para uma conversa na semana em que a CBDU divulga o ranking do Troféu Eficiência 2013. UFLA é a melhor de Minas Gerais
A tarde da segunda-feira, dia 18 de novembro, foi uma tarde especial para os atletas da UFLA que participaram da edição de 2013 dos Jogos Universitários Brasileiros, realizados em Goiânia-GO. Também muito valiosa para os treinadores e os diretores da Liga Esportiva da Universidade Federal de Lavras.
Por volta das 14h eles foram recebidos pelo reitor, professor José Roberto Soares Scolforo no Salão dos Conselhos da Reitoria. Ainda estavam presentes a vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende von Pinho, o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, professor João Almir Oliveira, o coordenador de Esportes e Lazer da UFLA, professor Sandro Fernandes da Silva e os treinadores dos atletas que disputaram a 61ª edição do JUBs, Flávio Lisias, Carlos Magno Alvarenga, Fernando de Oliveira, treinadores das equipes de Handebol Masculino, Futsal Masculino e Atletismo, respectivamente.
Receberam os cumprimentos do reitor, os atletas campeões do time de Handebol Masculino e os vice-campeões do time de Futsal Masculino. Além das atletas Ana Carla Mariano, do Atletismo, Juliane Lima, da Natação e Sabrina Carvalho, do Judô. Alguns atletas não puderam comparecer, mas foram lembrados durante a reunião. Foi o caso do destaque Álvaro Campos, medalhista de bronze no JUBs. Também foram recepcionados os atletas da equipe de Ginástica Aeróbica da UFLA, destaque nos Campeonato Pan-americano da modalidade nesse ano, no Chile.
Essa reunião com o reitor e as demais autoridades da UFLA foi muito válida porque os atletas, treinadores e diretores tiveram a oportunidade de exporem suas visões a cerca do que envolve o esporte universitário da UFLA. Por meio de uma conversa em tom amigável, críticas e sugestões puderam ser levantadas e passadas diretamente ao reitor, que demonstrou estar muito interessado e consciente da importância do desenvolvimento do esporte da Universidade Federal de Lavras. Pontos como investimentos, uniformes, normas de conduta, transportes, desempenho e estrutura de treinamento foram abordados e serão levados em consideração como prioridades nos próximos anos.
O momento dessa recepção realizada pelo reitor foi muito oportuno, pois coincidiu com a divulgação, por parte da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), do ranking do Troféu Eficiência 2013 que classifica as instituições de ensino universitário de acordo com o desempenho esportivo durante o ano. Nesse ano, a UFLA manteve a posição de melhor universidade de Minas Gerais, ficando em 18º lugar no ranking nacional, somando 100 pontos. Essa é a melhor posição alcançada pela universidade, que em 2011 era 52º lugar com 33 pontos e 20º lugar com 88 pontos em 2012. Certamente, um avanço para se orgulhar fruto de muito esforço das equipes, treinadores, diretores e autoridades responsáveis pelo esporte universitário da UFLA.