AAE/LEUFLA



A Associação Acadêmica de Esportes tem o compromisso de Coordenar o esporte universitário desenvolvido no âmbito da Universidade Federal de Lavras e trabalhar pelo congraçamento de todos os estudantes e servidores, cooperando para com o desenvolvimento do espírito esportivo universitário.

A AAE/LEUFLA é vinculada a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários - PRAEC.


Finalidades e Objetivos

Difundir e Incentivar no meio universitário, a prática de esportes competitivos e atividades de lazer.

Promover a ampla mobilização dos estudantes em torno do esporte por meio da participação em diversas modalidades, participando, na forma em que vier a ser estabelecida, das competições oficiais do esporte universitário.

Promover e dirigir competições municipais no setor e preparar as representações para eventos esportivos.

Compensar os efeitos nocivos da vida moderna, contribuindo para a preservação e promoção da saúde humana.


LEUFLA

A Liga Esportiva da Universidade Federal de Lavras é representada por times formados por alunos de graduação e pós-graduação, com o objetivo de participar das competições oficiais do esporte universitário.

As seletivas acontecem sempre no início de cada período letivo. Os candidatos selecionados passam a compor o quadro de atletas da LEUFLA.


História

A antiga Associação Atlética Acadêmica - AAA coordenou o esporte da Universidade Federal de Lavras por décadas, coordenando as equipes esportivas da universidade, organizando as famosas ``semanas esalianas´´, o grande campeonato que reunia professores, funcionários e alunos - SOPA e vários outros eventos esportivos. Há registros que datam suas atividades no final da década de 30, mais precisamente em 1937.


                                                                        Time de futebol da antiga Escola Superior de Agricultura de Lavras - ESAL, 1959.

Há alguns anos, se não décadas, a atlética foi caindo no esquecimento, o que levou a sua completa inexistência.

No início do ano de 2009, por iniciativa pessoal, os alunos Fabrício Rezende (Agronomia) e Isla Azevêdo (Administração) resolveram iniciar a busca pela reativação da antiga Associação Atlética Acadêmica, - A.A.A. O resgate pela documentação da antiga associação não foi fácil, o fato do estatuto estar desatualizado e a ocorrência de dívidas ativas não ajudaram na sua reformulação.



Time de futebol da antiga Escola Superior de Agricultura de Lavras - ESAL, 1960.

Por sua vez, estes resolveram fundar a Associação Acadêmica de Esportes - A.A.E/LEUFLA, abrindo posteriormente edital para diretores e conselheiros da associação, sendo o dia 3 de março de 2010 a data oficial de sua fundação.

A A.A.E/LEUFLA é grata a todos aqueles que ajudaram a escrever a história do esporte na nossa querida Instituição de Ensino Superior, personagens que surgiram na época da Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL) e que surgem na atual Universidade Federal de Lavras. A história sempre estará presente em nossas vidas.


                                                         Equipe de natação que conquistou 15 medelhas de ouro no Jogos Universitários Mineiros – JUMs 2012.


A AAE/LEUFLA agradece a todos aqueles que apóiam e viabilizam a nossa gestão na Universidade Federal de Lavras.




Receba as nossas notícias

-------------- CBDU --------------

--------------- COB ---------------

--------------- FISU ---------------

--------------- FUME ---------------