Atividade Física e Saúde Mental

Alunos com bom preparo físico têm melhores notas. Pratiquem esportes!

Atualizado: 21 de março de 2013
Por: Giovanna Martins
 
Esporte e Aumento de Rendimento Escolar
 
 
 

 

Todos sabemos que a prática de atividades físicas nos traz inúmeros benefícios, como: fortalecimento muscular, aumento da capacidade cardiopulmonar e melhora da estética, sair do sedentarismo também pode trazer outros benefícios melhora do sono, humor e memória. O aumento da aptidão física reduz as chances de a pessoa desenvolver doenças crônico-degenerativas como a osteoporose, hipertensão, doenças coronarianas e diabetes, além de diminuir também o risco de desenvolvimento de transtornos psiquiátricos como ansiedade e depressão.

Medidas do governo federal, como a Lei de Incentivo ao Esporte (2006), que permite o desconto no imposto de renda destinado ao fomento de atividades esportivas, reforçam o interesse e o incentivo a este setor. No entanto, mais que identificar potencialidades profissionais no esporte está a prática amadora, que aumenta o bem-estar. O esporte pode associar-se a uma atividade esporádica de lazer ou a uma competição.

Um grupo de investigadores da Universidade VU, na Alemanha, afirmou que praticar um esporte pode melhorar o rendimento escolar de um estudante. De acordo com o estudo, o exercício físico aumenta as funções cognitivas do ser humano ao levar mais oxigênio ao cérebro. Segundo a doutora responsável pela pesquisa, Amika Singh, os alunos que participam de atividades esportivas tendem a ser mais responsáveis e estão mais propícios a seguirem as regras, além de se concentrarem melhor durante as aulas.

 

PRATIQUE ESPORTES

 
  
 
 

Receba as nossas notícias

-------------- CBDU --------------

--------------- COB ---------------

--------------- FISU ---------------

--------------- FUME ---------------